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Ilhéus-Bahia,  

 

Editorial

 

O cooperativismo é formado pela união de pessoas voltadas para um objetivo comum, sem visar lucro, tendo como sua maior finalidade, libertar o homem do individualismo, através da cooperação entre seus associados, satisfazendo assim as suas necessidades. Defende a reforma pacífica e gradual da coletividade e a solução dos problemas comuns através da união, auxílio mútuo e integração entre as pessoas, corrigindo desníveis e injustiças sociais com a repartição equitária e harmoniosa de bens e valores.

A COOPEC vem de forma incessante procurando atingir seus objetivos, promovendo a educação cooperativista e financeira dos seus cooperados, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, fomentando a expansão do cooperativismo, desenvolvendo programas de educação cooperativista, de assistência financeira e de prestação dos serviços de acordo com as áreas de crédito, realizando todas as operações ativas, passivas e acessórias próprias de cooperativa de crédito, observando completa neutralidade política e indiscriminação racial, social e religiosa.

O ano de 2015, foi de desafios para a gestão da COOPEC, todos enfrentados de forma direta com uma administração ativa, sempre focada na nossa missão que é “Prestar serviços financeiro de excelência com sustentabilidade promovendo a ética e os princípios do cooperativismo, em busca da melhoria da qualidade de vida dos cooperados e suas comunidades”. Isto, orientado pela visão de futuro “Ser uma cooperativa modelo, referência na prestação de serviços financeiros, admirada pelos cooperados e comunidade”. Foi um ano proveitoso para a COOPEC, desafios foram e estão sendo enfrentados com êxito. Temos certeza que estamos no caminho certo, para isto, procuramos consultar constantemente nossos cooperados, nos aproximando cada vez mais das nossas bases, que são nossos Núcleos de Cooperados. Sempre estivemos atentos às sugestões que surgiram nesses nossos contatos e sempre que possível às transformamos em medidas administrativas. O dia a dia da COOPEC tem nos ensinado a estarmos cada vez mais integrados, buscando melhorias para nossa Cooperativa.

 

REALIZAÇÕES CONSOLIDADAS NO EXERCÍCIO DE 2015

      1)      Formalização do Termo de Compromisso de compra e venda do prédio do CEPLUS com seu devido registro em cartório.

     2)      Migração para o Sistema Operacional Sisbr pertencente à Confederação Sicoob de Brasília-DF.

     3)      A COOPEC deixa de operar como uma conta corrente pessoa jurídica do B. Brasil funcionando off-line, para se transformar em uma agência do Bancoob, possuindo as suas próprias contas correntes e operando online. Mudança significativa ocorrida para assegurar o futuro da nossa cooperativa.

      4)      Os créditos de salários passaram a estar disponíveis no mesmo dia em que é liberado pela União Federal, ou seja, no primeiro dia útil do mês. 

    5)   Com a implantação do SISBR a COOPEC pôde oferecer ao cooperado um atendimento melhor e mais completo por meio de diversos produtos/serviços financeiros e avançados canais de atendimento, como Terminais de Autoatendimento – ATM, Internet Banking para Pessoas Físicas e Jurídicas, Correspondente Cooperativo, Cedente de Cobrança Bancária, Cartão de Débito, Plataforma de Atendimento Web/Mobile entre outros.

    6)   Reuniões com os cooperados nos núcleos da Bahia, Espírito Santo e Brasília, difundindo o programa de educação cooperativista com ênfase na educação financeira. 

     7)   Estivemos executando o 5º Princípio do cooperativismo, que trata da Educação, Formação e Informação, e o 7º Princípio, que trata da relação da cooperativa com a comunidade onde ela está inserida. Neste propósito a COOPEC realizou cursos, 04 palestras sobre cooperativismo para 256 alunos do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) em Itabuna, objetivando difundir a doutrina do cooperativismo no âmbito das escolas para estudantes do município de Itabuna.

     8)    Representação da COOPEC em reuniões a nível Estadual (OCEB / SESCOOP) e Nacional (CONFEBRÁS).

      9)      Comemorações das datas históricas

     10)   Confecção do Vídeo institucional.

       11)  Planejamento Estratégico 2016/2021

 DESAFIOS PROPOSTOS A COOPEC PARA O QUINQUÊNIO 2016 / 2021

      1)      Concretizar a migração do sistema operacional Sisbr com a disponibilização de todos os serviços para os cooperados;

       2)      Ativar a função crédito dos cartões Sicoobcard / Coopec;

       3)      Centralização da contabilidade da Coopec a Sicoob / Central – BA;

      4)      Ampliar as discussões sobre a necessidade de centralização da Coopec ao sistema Sicoob;

     5)      Discutir com segmentos de cooperados a realização de nova Reforma Estatutária visando a perenidade da cooperativa;

       6)      Ampliação do quadro social para Servidores Públicos Federais e Estaduais;

      7)      Abertura e instalação de pontos de atendimento Sicoob / COOPEC na região para maior comodidade do cooperado;

      8)      Intensificar a realização de reuniões contínuas, com os Núcleos de Cooperados em todo território nacional;

     9)     Intensificar, oportunizar e disponibilizar cursos, treinamentos e outras formas de qualificação profissional voltados para o aperfeiçoamento dos Conselheiros, Representantes, funcionários e Colaboradores com vistas a melhor administração, gestão e fiscalização da Cooperativa;

    10)  Aprimorar o relacionamento com os segmentos cooperativistas praticando a intercooperação e contribuindo para o crescimento do cooperativismo a nível regional, estadual e nacional;

     11)  Intensificar ações visando disseminar o Programa de Educação Cooperativista, promovendo cursos na área de Gestão Cooperativa e Corporativa para conselheiros, dirigentes e colaboradores;

    12)  Intensificar ações para desenvolver mais proficuamente trabalhos de Educação Financeira para os cooperados;

      13)  Executar os projetos do Planejamento Estratégico;

      14)  Priorizar o empréstimo consignado como principal modalidade de empréstimo;

     15)  Reestruturar as carteiras de crédito e aplicação dentro da realidade do mercado financeiro.

      16)  Reestruturar e implantar o sistema de gestão, dentro da realidade  determinada pelo sistema financeiro nacional;

       17)  Desenvolver ferramentas para aproximar os núcleos de cooperados da gestão;

       18)  Concluir a elaboração do Regimento Interno e o código de ética.

       19)  Reestruturação do plano de carreira dos funcionários e colaboradores.

Estamos trabalhando e dando o que temos de melhor por nossa cooperativa. Somos uma cooperativa de solidez comprovada pelos nossos números, mas precisamos cada vez mais do apoio do nosso cooperado, pois através dele, nos sentimos seguros e confiantes para desenvolvermos ações visando o fortalecimento da nossa organização.

Neste exercício cumprimos o que projetamos quase na sua totalidade, iniciamos os trabalhos com a educação financeira, implantando um trabalho contínuo que promete ser promissor. Iniciamos o ano 2016 prontos para encarar os desafios previstos, confiantes por fazer parte de um grupo seleto e trabalhando externamente com grupos que falam a nossa própria linguagem que é o cooperativismo. Precisamos do apoio de todos os nossos cooperados, principalmente agora nesse momento de mudança de sistema operacional, adotamos o SISBR da Confederação SICOOB (Sistema Cooperativo Brasileiro) substituindo o atual software SysCoop-32 utilizado. Fomos adotados também pelo BANCOOB (Banco Cooperativo) banco do Sistema SICOOB nosso novo parceiro. Optamos por este sistema porque é o melhor e mais avançado existente dentro do ramo cooperativo.

Nossos serviços foram ampliados e dinamizados através de avançados canais de atendimento, como terminais de autoatendimento (ATM), não só da rede SICOOB, como também toda rede bancária interligada e as que aceitam a Bandeira Cirrus, internet banking para pessoas físicas e jurídicas, correspondente cooperativo, cedente de cobranças bancárias, cartão de débito e crédito e plataforma de atendimento Web/Mobile. Estamos operando de forma online e integrado a compensação nacional, deixamos de ser uma conta corrente do Banco do Brasil, para nos tornar uma agência do Bancoob. Por isto, podemos afirmar que o empenho da gestão teve um papel pujante no decorrer do ano, haja vista, as conquistas alcançadas durante o exercício 2015.

 Diretoria Executiva

 
 

 

 
 
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