Atendimento:
Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996

Deficientes auditivos ou de fala:
0800 940 0458

www.ouvidoriasicoob.com.br

Canal de comunicação de indícios de ilicitude.
 
 
 
nenhuma Enquete encontrada!
 
Ilhéus-Bahia,  

 

 Educação Cooperativista - ações desenvolvidas
Confira algumas das ações desenvolvidas em 2014 pelo Programa de Educação Cooperativista
 

  

Com visitas aos Núcleos, laços com os cooperados têm sido estreitados

Com visitas iniciadas em outubro de 2013 objetivando desenvolver a Educação Cooperativista, após um ano foram alcançados mais de 96% das localidades atendidas pela cooperativa. Os grupos que efetuaram as visitas foram compostos pela Diretoria da COOPEC, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Grupo de Educação Cooperativista.

 Por ocasião das visitas, os integrantes dos Grupos transmitiram informações sobre cooperativismo de crédito, reformas estatutárias ocorridas em 2013 e 2014, resultados da COOPEC em 2013; futura compra de imóvel do CEPLUS; perspectivas do quadro social; substituição do sistema operacional Syscoop32 da PRODAF pelo SisBr da Confederação Sicoob, os atuais e futuros novos serviços da COOPEC, além de fomentar o debate sobre a educação financeira e outros temas relacionados à COOPEC.
 
De acordo com os cooperados estes encontros materializam a presença da COOPEC junto ao quadro social, ratificando o sentimento de confiança em relação ao futuro da cooperativa, sendo que existe um anseio geral para que as visitas sejam repetidas, ao menos anualmente.
 
Através do conhecimento das mudanças ocorridas nas reformas estatutárias dos anos 2013 e 2014, os cooperados compreenderam porque elas foram necessárias e em que elas os atingiram, também entenderam melhor o significado de serem donos de uma cooperativa de crédito, e não clientes de um banco, e quais benefícios possuem por esta razão.
 
Nas reuniões os cooperados visualizaram os números e dados relativos às contas e composição do ativo da COOPEC em 2013 e do 1º semestre de 2014.
 
Os cooperados reunidos foram unânimes quanto à aprovação da compra do imóvel existente na Av. Cinquentenário em Itabuna/BA e que está sendo negociado com a COOPEC por meio do liquidante do CEPLUS.
 
A COOPEC tem desenvolvido ações para superar os desafios que surgirão devido ao avanço da idade de seu quadro social e tem trabalhado continuamente no intuito de manter os resultados positivos que obteve até hoje. Aproveitando o ensejo os cooperados foram lembrados de que forma a participação deles contribui para a perpetuação da cooperativa.
 
Um dos temas mais discutidos, por ser mais impactante em 2015, foi a substituição do sistema operacional usado pela COOPEC, que trocará o Syscoop32 pertencente à PRODAF para o SisBr pertencente a Confederação SICOOB.
 
Este novo sistema permitirá à cooperativa sanar antigas queixas dos cooperados tais como receber dias após o salário ser pago pela CEPLAC, o saldo do cartão estar disponível apenas após ás 11h00 diariamente, a fragmentação do saldo disponível em conta nos dias de sextas, sábados, domingos e feriados, entre outras exigências.
 
Após a migração para o SisBr poderão ser oferecidos serviços como cartão de crédito/débito, transferências online, consulta de saldo e movimentação por meios eletrônicos, além de obter maior agilidade na compensação, já que esta será feita no Sistema de Compensação Nacional, tal qual os bancos.
 
Nas reuniões foram expostas as atividades realizadas pelo Grupo de Educação Cooperativista que tem trabalhado no intuito de expandir a consciência de cooperação dos cooperados e também como atuará na Reeducação Financeira daqueles cooperados que se interessarem a partir de 2015.
 
A proximidade dos Conselhos e Diretoria dos cooperados também tem ajudado a identificar dificuldades e anseios dos cooperados em relação ao futuro da COOPEC, neste sentido as visitas tem sido extremamente importantes.






           
Ilhéus-Bahia, 02 de dezembro de 2014
 

 

 

 
 
 
Página inicial Fale Conosco Webmail