Atendimento:
Seg. a Sex. - 8h às 20h
0800 725 0996

Deficientes auditivos ou de fala:
0800 940 0458

www.ouvidoriasicoob.com.br

Canal de comunicação de indícios de ilicitude.
 
 
 
nenhuma Enquete encontrada!
 
Ilhéus-Bahia,  

 

Cooperativismo - Fundamentos

 
O que é uma cooperativa de crédito?

É uma sociedade de pessoas, considerada como uma instituição financeira, mas sem finalidade lucrativa, sendo fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Uma cooperativa é constituída para a prática da educação cooperativista e financeira exclusivamente de seus associados, através da utilização adequada do crédito.

Qual a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco?

Os bancos são sociedades anônimas, consideradas instituições financeiras também fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, mas que atuam com finalidade lucrativa atendendo a população em geral.

Como deve ser a participação dos cooperados?

Os cooperados devem utilizar os serviços oferecidos pela cooperativa de crédito, tais como empréstimo, conta corrente e depósitos à vista e a prazo, visando com isso, educar-se financeiramente, bem como economizar com as despesas que teriam se operassem com instituições financeiras que visam o lucro.
Além disso, os associados devem participar dos treinamentos, reuniões, assembléias gerais, tomadas de decisão da administração, acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico da cooperativa e, quando possível, se candidatar a cargos eletivos.

 
 
Página inicial Fale Conosco Webmail